『 』Voce e o Mundo 『 』

Seja bem-vindo. Hoje é
IP

domingo, 10 de abril de 2011

Google doa 1 bilhão de horas do seu datacenter para pesquisa científica

Google doa 1 bilhão de horas do seu datacenter para pesquisa científica

Thássius Veloso Do Tecnoblog
comente agora


google (Foto: Divulgação)google (Foto: Divulgação)

Uma empresa feita por engenheiros como o Google nunca deixa de contribuir para a pesquisa científica. Num dia em que o Facebook revelou ao mundo como é o seu mais novo — e gigantesco! — datacenter, foi o Google quem chamou a atenção por oferecer a capacidade dos seus datacenters para que pesquisadores científicos possam usá-los.

A iniciativa, chamada de Google Exacycle for Visiting Faculty, oferece computação com processadores de uso intenso especificamente para cientistas. No total, a empresa oferece nada menos que 1 bilhão de horas de computação para esses parceiros, que ainda serão escolhidos. Universidades e centos de pesquisa estão mais do que convidados a participar do programa.

Entre as finalidades desse bilhão de horas, o Google quer ajuda a processar arquivos do tipo batch que ajudem a calcular informações para áreas como biomedicina, energia, ciências da terra e astronomia. Mas bacana mesmo será ver esse poderio computacional todo sendo usado para projetar cenários climáticos no futuro (só não sei se os cenários vão agradar muito).

0 comentários:

Postar um comentário